Notícias
mundo animal

Nova espécie de tubarão encontrada em um mercado de peixes de Taiwan

Olavo Guerra - National Geographic Brasil - 08/09/2011

Taxinomistas de peixes da Organização de Pesquisas Científicas e Industriais Commonwealth (Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization, em inglês), em Hobart, na Austrália, encontraram uma nova espécie de tubarão durante uma visita ao mercado de peixe Tashi, em Taiwan.

De acordo com o um dos autores da pesquisa, o cientista Willian White, a visita ao mercado foi feita para coletar algumas espécies de peixes e verificar se havia diferenças notáveis em relação a pesquisas realizadas há algumas décadas.

O Squalus formosus, que estava exposto para ser vendido por comerciantes locais, tem cerca de um metro de comprimento, uma barbatana torsal da coluna ereta, uma espinha forte e o rosto arredondado. Para White, os tubarões foram capturados enquanto procuravam peixes para se alimentarem em mares menos profundos.

White afirmou também que é muito difícil para as pessoas que compram a carne perceberem a diferença - seja pelo gosto ou por qualquer outro motivo - entre uma espécie nova e outra vendida normalmente. O cientista não sabe ao certo como a nova espécie pode ser preparada para o consumo, mas garante que comer tubarões que vivem no fundo do oceano não é bom, já que esses animais se reproduzem de forma mais lenta.

comments powered by Disqus