Notícias
aquecimento global

Níveis elevados de dióxido de carbono afetam ciclo de crescimento das plantas

Redação - Veja.com - 28/04/2014

[img1]

[box-leia]A concentração de elevados níveis de dióxido de carbono pode estender o período de crescimento de plantas, um fenômeno anteriormente atribuído ao aumento da temperatura global, afirma um estudo publicado nesta quarta-feira na revista Nature.

Em terrenos de 8,5 metros quadrados cada um, eles criaram três cenários diferentes. Algumas áreas foram expostas a uma temperatura de 1,5 grau Celsius acima da média diurna e de 3 graus Celsius acima da média noturna; outras submetidas a um nível de dióxido de carbono uma vez e meia superior à taxa normal; e outras expostas às duas condições — cenário, aliás, parecido com o projetado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) até 2100.

Os pesquisadores acompanharam quando as folhas e flores de seis espécies comuns de grama e arbustos apareceram pela primeira vez, quando as sementes amadureceram e quando as folhas escureceram.

Embora os resultados tenham variado entre os anos e as espécies, a média de crescimento foi prolongada por 6,2 dias nas áreas aquecidas e por 14,2 dias nos terrenos expostos tanto à maior temperatura quanto à maior concentração de dióxido de carbono.

Os pesquisadores acreditam que, na medida em que os níveis de dióxido de carbono aumentam, os poros de respiração das folhas se fecham, impedindo a perda de água e estendendo o crescimento da planta. "Nossos resultados sugerem que uma estação de crescimento mais longa, especialmente em anos ou biomas onde a água é um fator limitante, não se deve ao aquecimento sozinho, mas também a uma concentração superior de dióxido de carbono na atmosfera", escreveram os pesquisadores no artigo. 

CONHEÇA A PESQUISA
Título original:
Elevated CO2 further lengthens growing season under warming conditions
Onde foi divulgada: periódico Nature
Quem fez: Melissa Reyes-Fox, Heidi Steltzer, M. J. Trlica, Gregory S. McMaster, Allan A. Andales, Dan R. LeCain e Jack A. Morgan
Instituição: Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, entre outras
Resultado: Cientistas descobriram que níveis elevados de dióxido de carbono prolongam o crescimento de plantas.Cientistas liderados pela ecologista Heidi Stelzer, da Faculdade Fort Lewis, nos Estados Unidos, realizaram uma pesquisa durante cinco anos em pastagens no Estado de Wyoming.



(Com EFE)

Tags: