Notícias
veículos elétricos

Nissan Leaf é eleito o 'carro do ano 2011'

Vanessa Barbosa - Exame.com - 27/04/2011

Se havia alguma dúvida de que os automóveis "verdes" vieram pra ficar, elas foram dizimadas com o anúncio, durante o Salão de Nova Iorque, do vencedor do prêmio "carro do ano 2011". Quem conquistou o título foi o Nissan Leaf, modelo lançado no ano passado e o primeiro movido a energia elétrica a receber a distinção.

A concorrência não foi fácil - o veículo 100% elétrico desbancou modelos como o Audi A8 e o BMW Série 5. Além dos três finalistas, também foram indicados à disputa o Audi A1, BMW X3, Jaguar XJ, Jeep Grand Cherokee, Mercedes-Benz SLS, Porsche Cayenne e Volvo S60/ V60. O "World Car of the Year Awards", que acontece desde 2004, é decidido por um júri composto por 66 jornalistas especializados no setor, de 25 países.

O campeão Leaf é um hatchback de cinco lugares e o primeiro carro elétrico produzido em grande escala no mundo. Além de não emitir um grama sequer de CO2 na atmosfera, o carro tem autonomia de 160 quilômetros com uma única carga.

Um dos destaques do veículo é o sistema Connected TI que monitora eletronicamente o consumo de energia e a carga das baterias, enviando informações globais ao motorista, além de indicar a localização de postos de recarga. O modelo está disponível no Japão, onde atualmente é produzido, na cidade de Oppama, nos Estados Unidos e em alguns mercados europeus. A montadora espera lançá-lo em outros mercados globais até 2012. 

ELÉTRICO NIPÔNICO TEM ATÉ VERSÃO DE CORRIDA
A montadora japonesa aproveitou o salão de Nova Iorque, que termina neste domingo (1º), para apresentar um novo protótipo verde, o Nismo RC (foto), a versão esportiva do Leaf. O carro de corrida mantém-se fiel à propulsão elétrica, mas utiliza um pacote de baterias mais potentes. Com carroceria de fibra de carbono e farois de LED, o carro foi desenvolvido pela divisão da Nissan responsável por modelos da marca que correm no Super GT e FIA GT1.

comments powered by Disqus