Notícias
mundo national

National Geographic faz cobertura de expedição ao Everest

Marcela Puccia Braz - National Geographic Brasil Online - 22/05/2012

Quase 50 anos após a subida histórica à perigosa face oeste do Monte Everest, patrocinada pela NATIONAL GEOGRAPHIC, o montanhista Conrad Anker e o fotógrafo Cory Richards refazem a rota em maio de 2012. A cobertura dessa empreitada está disponível no site da NATIONAL americana.

A importância da expedição de 1963 reside no fato de ter sido a exploração pioneira da chamada West Ridge, o lado oeste. Além disso, foi a primeira na história em que qualquer montanha do Everest foi atravessada, pois a dupla de americanos Tom Hornbein e Willi Unsoeld desceu pelo outro lado, a Southeast Ridge, a face sudeste. Anker e Richards farão a mesma rota este ano, enquanto o repórter Mark Jenkins, da NATIONAL, subirá pela Southeast Ridge, passando pelo South Cole, mais segura e mais comumente percorrida.

Anker e Richards encaram o perigo da face oeste: não há como voltar por ela, não há como eles serem socorridos caso algo aconteça e as chances de eles atingirem o topo são as mesmas de eles morrerem. Para completar a aventura, eles a farão "alpine style", ou seja, uma equipe pequena (de duas a quatro pessoas), cada um carregando seus próprios pertences, sem oxigênio suplementar e sem descanso, com investidas diárias.

comments powered by Disqus