Notícias
mobilidade urbana

NG Brasil vence prêmio de sustentabilidade

Melissa de Miranda - National Geographic Brasil - 26/09/2013

[img1]

[box-leia]A reportagem Como desatar este nó, da revista National Geographic Brasil, venceu o 1º Prêmio de Jornalismo Mobilidade Urbana Sustentável, promovido pelo Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP, na sigla em inglês). Ao todo, foram mais de 50 textos concorrentes, inscritos por 17 publicações e avaliados por um comitê de especialistas em comunicação e mobilidade urbana sustentável.

Escrita por Julio Lamas para a edição especial Cidades Inteligentes, lançada em junho de 2013, a reportagem vencedora analisa a questão da mobilidade nos principais centros urbanos do Brasil e do mundo, oferecendo uma dimensão dos congestionamentos enfrentados atualmente pela população - inclusive no transporte coletivo. O autor explora então soluções viáveis para um trânsito mais planejado e sustentável.

Como vencedor do prêmio, Lamas irá a Nova York para conhecer as iniciativas de mobilidade sustentável da metrópole americana. A reportagem Como o pedal transforma as cidades, da revista Superinteressante, e a série Cidades Possíveis, do Diário de Pernambuco, receberam menção honrosa.