Notícias
NASA/Eric James
eficiente

Nasa tem o edifício público high tech mais verde dos EUA

Vanessa Barbosa - Exame.com - 23/04/2012

Primeiro prédio construído em 25 anos pela agência espacial americana, a Base de Sustentabilidade da Nasa começou a operar oficialmente na última sexta-feira. A instalação, localizada em Mountain View, na Califórnia, recebeu o selo Leed, de construção ecológica, tornando-se o prédio público mais verde dos Estados Unidos.

Projetada pelo escritório de arquitetura William McDonough + Partners, especializado em eco design, a nova base tem atributos high tech que a fazem digna do título. Entre eles, cinco mil sensores de calor que regulam, automaticamente, a abertura e fechamento das janelas nos dois andares.

O mesmo software mede os níveis de dióxido de carbono, refrigeração, ruídos e iluminação dentro das salas. Maximizar o uso de luz natural é uma prioridade do projeto: a expectativa é que, ao longo de um ano, a conta de luz represente o montante gasto durante apenas 40 dias.

Ainda no quesito energia, o edifício sustentável da Nasa dispõe de paineis solares, turbinas eólicas e células de combustível de óxido sólido, ou SOFCs (do inglês solid oxide fuel cell), unidades auxiliares de geração de eletricidade. A combinação permite ao prédio produzir sua própria energia e ainda vender o excedente para a rede.

O edifício, que será a estação de trabalho de 210 funcionários da Nasa, também usa 90% menos água potável do que um convencional. E todo o concreto e o aço utilizados na construção são reciclados.

comments powered by Disqus