Notícias
monitoramento espacial

Nasa lançará missões para estudar condições ambientais da Terra

Vanessa Daraya - Info.com - 15/08/2013

[img1]

[box-leia]A Nasa, agência espacial americana, planeja lançar três missões com o objetivo de acompanhar as condições ambientais do planeta, como oferta de água, o degelo e as emissões de dióxido de carbono na atmosfera. Os equipamentos estão em construção no JPL - Laboratório de Propulsão a Jato, na Califórnia, nos Estados Unidos.

O Smap - Soil Moisture Active Passive, por exemplo, será responsável por monitorar a oferta de água e o degelo. A previsão é que o equipamento seja lançado em outubro de 2014. Charles Bolden, administrador da agência, visitou as instalações do equipamento nesta terça-feira, 13, para acompanhar o processo de produção e montagem do satélite.

Segundo informações da Nasa, o Smap será capaz de produzir mapas globais da umidade do solo para monitorar a disponibilidade de água em todo o planeta. Também irá detectar o congelamento ocorrido no inverno e o degelo na primavera.

Esses dados coletados pelo satélite serão usados para melhorar a compreensão dos processos que ligam os ciclos de água, de energia e carbono. A Nasa acredita que isso deve permitir que os cientistas determinem quanto de carbono as plantas usam da atmosfera a cada ano. Também será possível acompanhar as mudanças nos padrões de crescimento da vegetação entre as estações.

Bolden também analisou o ISS-RapidScat, um instrumento que será montado do lado de fora a ISS - Estação Espacial Internacional e será capaz de medir a velocidade do vento na superfície do oceano e direções. O lançamento deste equipamento está previsto para abril de 2014.

Uma terceira missão, o Observatório de Carbono Orbital-2 (OCO-2), está programada para ser lançado em julho de 2014 e está, atualmente, na montagem final. Este será o primeiro satélite da Nasa dedicado ao sensoriamento remoto para estudar o dióxido de carbono na atmosfera a partir do espaço.