Notícias
Renato Araujo/ABr Governo lista municípios que mais desmataram Cerrado
plano de conservação

Governo lista municípios que mais desmataram Cerrado

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 27/03/2012

O MMA - Ministério do Meio Ambiente divulgou nesta segunda-feira, 26/03, a lista dos municípios que mais desmataram o bioma Cerrado entre 2009 e 2010 e que, portanto, devem ser prioridade no PPCerrado - Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Bioma Cerrado, traçado pelo governo. 

A relação conta com 53 cidades que, apesar de representarem apenas 4% do total de municípios que abrigam o Cerrado, são responsáveis por 44,7% de todo o desmatamento do bioma nos dois anos avaliados. 

O Estado que apresenta o maior número de cidades na lista do MMA é o Maranhão, que abriga 20 dos 53 municípios que mais desmataram o bioma em 2009 e 2010. Depois, aparecem os Estados da Bahia e do Tocantins, com oito cidades cada, seguidos pelo Piauí, que possui seis municípios na relação do governo. 

Entre as ações previstas no PPCerrado, estão:
- a elaboração do Zoneamento Econômico Ecológico do Cerrado;
- a criação do Cadastro Ambiental Rural no bioma e
- a ampliação do número de Unidades de Conservação na região. 

A redução de 40% das emissões de gases efeitos estufa provenientes do desmatamento no Cerrado foi uma das metas voluntárias assumidas pelo Brasil na COP15 - 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que aconteceu na cidade de Copenhague, na Dinamarca. O compromisso foi transformado em lei, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Lula.

comments powered by Disqus