Notícias
bolsa família não basta

Prêmio Nobel sugere reality com empreendedores sociais

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 28/05/2013

[img1]

[box-leia]Em visita ao Brasil, o professor de economia e Prêmio Nobel da Paz Muhammad Yunus propôs a criação de um reality show na televisão que seja estrelado por pessoas que tentam abrir seu próprio negócio social.

Na opinião do bengalês - que é idealizador do Grameen Bank, o "banco dos pobres da Índia", que fundou o conceito de microcrédito -, a atração seria uma excelente oportunidade para incentivar o empreendedorismo social entre a população brasileira, ajudando a combater a pobreza no país.

A sugestão foi apresentada durante a palestra Negócios Sociais: formação na academia e futuros empreendedores sociais, que aconteceu na ESPM, quando Yunus foi questionado a respeito do que achava do programa Bolsa Família, criado pelo governo federal para garantir renda a brasileiros em situação de pobreza.

Para ele, iniciativas como a do Brasil são importantes, desde que sejam criados subsídios para os beneficiários saírem do programa por conta própria, evitando dependência. A criação de um reality show que inspirasse as pessoas que recebem auxílio do Bolsa Família a mergulhar no universo do empreendedorismo social e seguir com as próprias pernas seria uma boa alternativa, na opinião de Yunus, e poderia colocar o Brasil em uma posição de liderança no combate à pobreza.

O Prêmio Nobel veio ao Brasil para inaugurar o Centro Acadêmico de Negócios Sociais, criado em São Paulo em parceria com a ESPM.

comments powered by Disqus