Notícias
ciências socias

Mudanças ambientais é tema de conselho internacional

Redação - Agência Fapesp - 17/07/2012

O Conselho Internacional de Ciências Sociais (ISSC, na sigla em inglês), ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), lançou uma chamada de propostas para contribuições ao Relatório Mundial de Ciências Sociais 2013. Os interessados deverão se manifestar até o dia 20 de julho.

O relatório, que será lançado em outubro de 2013, terá foco no tema "Mudanças ambientais globais: impacto transformador das ciências sociais". O objetivo é colocar em primeiro plano as contribuições das ciências sociais para a pesquisa sobre mudanças ambientais.

O documento abordará desafios centrais das ciências sociais impostos pelas rápidas mudanças na realidade global, avaliará a contribuição das ciências sociais para as respostas a essas transformações e fará recomendações para futuras práticas de pesquisa e políticas públicas.

Serão aceitas contribuições em quatro vertentes: "Consequências da mudança climática e da mudança ambiental", "Condições e visões para a mudança. Interpretação e sentido subjetivo", "Responsabilidade e ética", "Governo e tomada de decisão" e "Mudando práticas de pesquisa e novas maneiras de trabalhar em ciências sociais".

Os candidatos deverão manifestar o interesse enviando uma carta, de no máximo uma página, explicando em que vertente se encaixa sua contribuição, a questão concreta ou área do problema, argumentos principais a serem desenvolvidos e países e regiões a serem tratados.

Terão preferência as propostas de contribuições que tenham foco no papel transformador das ciências sociais, voltadas para problemas concretos prioritários e que dediquem atenção a recortes como gênero, diversidade contextual, vulnerabilidades e riscos.

Os autores de contribuições selecionadas deverão enviar seus artigos até o fim de novembro de 2012. Os artigos deverão ter cerca de 1.500 palavras. Todos eles serão submetidos a avaliação por pares.

comments powered by Disqus