Notícias
cidadania sem fronteiras

MCT e Instituto da Cidadania Brasil lançam prêmio

Mônica Nunes/Ana Luíza Vastag - Planeta Sustentável - 30/03/2011

O Instituto da Cidadania Brasil* em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia – Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social apresentam a 4ª edição do “Prêmio Cidadania Sem Fronteiras”, em âmbito nacional, com o objetivo de reconhecer e criar referência sobre as melhores ações ou práticas sociais desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior do Brasil (IES), com a participação de seus alunos em atividades de extensão.

A partir dessa iniciativa, serão premiados os três melhores projetos de cidadania, de acordo com as três primeiras posições por categoria. Para inscrever uma ação social é necessário que haja a participação de alunos, de professores e da comunidade na qual a ação está sendo desenvolvida. A ação poderá ser voltada à comunidade interna da instituição ou externa a ela. A ação social inscrita não deverá ser uma atividade curricular.

O período de inscrições é de 25 de março a 30 de julho de 2011. Cada instituição de ensino poderá inscrever uma única ação em cada uma das categorias definidas. No caso da instituição de ensino possuir vários campus em cidades ou estados diferentes, cada um deles será considerado autônomo a título de participação. As ações inscritas deverão ser relativas às práticas desenvolvidas no ano de 2010 e/ou 2011.

As categorias definidas são:
- Comunicação,
- Cultura,
- Direitos Humanos e Justiça,
- Educação,
- Meio Ambiente,
- Trabalho,
- Saúde,
- Tecnologia e
- Produção (as práticas ou ações que abrangem inclusão digital deverão ser inscritas nesta última categoria).

Além da premiação, a Instituição de Ensino Superior que for contemplada com a melhor prática de extensão e ação social, dentre todas as categorias premiadas, receberá o direito à utilização do selo “Cidadania Sem Fronteiras 2011” que identificará a instituição como exemplo de excelência em atuação de extensão e ação social, conferindo a ela mérito e reconhecimento por sua contribuição efetiva para o desenvolvimento da cidadania na comunidade brasileira.

As inscrições poderão ser encaminhadas ao Instituto da Cidadania Brasil – Rua Princesa Isabel, 94 – 6º andar – Brooklim – CEP 04601-000 ou através do site do Instituto*.

*Instituto da Cidadania Brasil

comments powered by Disqus