Notícias
manifestação

Moving Planet: por uma cidade melhor

Redação - Planeta Sustentável - 28/09/2011

No último sábado (24), mais de 1900 ações em 175 países foram realizadas simultaneamente, com o objetivo de destacar a importância da mobilidade urbana e da busca de uma alternativa ao uso de combustíveis fósseis no planeta. 

Promovido pela organização 350.org, o Moving Planet* projetou, só no Brasil, mais de 75 ações em 19 estados e no DF. A edição desse ano reuniu cerca de 500 pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo. O grupo exigiu da Prefeitura a elaboração de um Plano Municipal de Mobilidade e Transportes Sustentáveis.
 
Em 2010, uma proposta de plano foi apresentada pela Rede Nossa São Paulo, em conjunto com diversas organizações, que solicitaram a inclusão do valor de R$ 15 milhões no orçamento municipal para a realização de estudos e debates necessários para a elaboração de um projeto estrutural para a cidade de São Paulo. O documento visa o bem estar de todas as pessoas que circulam pela cidade por meio de um transporte público mais acessível, com ruas mais espaçosas para pedestres, cadeirantes e bicicletas, com mais espaço para as pessoas e menos carros particulares nas ruas, contemplando a mobilidade urbana como um todo.

Com o título de "A Cidade é Nossa: Passeata pelo Plano de Mobilidade Sustentável de São Paulo", a marcha em São Paulo se concentrou no vão livre do MASP a partir das 15h. A pé, sobre bicicletas ou patins, equipados com potinhos para fazer bolhas de sabão, a manifestação seguiu ocupando duas faixas da Avenida Paulista até a Praça do Ciclista, junto à Avenida da Consolação, onde o grupo formou uma seta humana, representando uma direção alternativa ao uso dos combustíveis fósseis.

A manifestação, pacífica, marcou o encerramento da semana da mobilidade, promovida pela Rede Nossa São Paulo - criada em 2007 para construir uma força política, social e econômica capaz de comprometer a sociedade a fim de oferecer melhor qualidade de vida para todos os habitantes da cidade.

O evento foi parte, ainda, da programação do Setembro Verde, ocupação com programação multimídia, voltada aos principais conflitos socioambientais brasileiros. 

Confira as fotos da manifestação no flickr da 350.org.

*Moving Planet

comments powered by Disqus