Notícias
reino animal

Mosca australiana é batizada de Beyoncé

Redação - Veja - 17/01/2012

Uma mosca australiana recém-descrita foi batizada por seus descobridores em homenagem à cantora e atriz americana Beyoncé Knowles. A Scaptia (Plinthina) beyoncea tem o abdome dourado e, para os pesquisadores, lembra o figurino da artista pop no videoclipe da música Bootylicious, do Destiny's Child, grupo que alçou Beyoncé à fama.

As coincidências, afirmam os pesquisadores, não param por aí. A mosca Beyoncé foi encontrada pela primeira vez no nordeste da Austrália em 1981, ano em que a artista nasceu. A mosca, porém, não havia 'nascido para a ciência' até este ano por não ter sido descrita, o que só ocorreu agora com a publicação de um artigo no Australian Journal of Entomology. Outras quatro moscas da mesma família também foram descritas, mas com nomes que não as farão famosas.

"Foi a densa e única cor dourada nos pelos do abdome da mosca que me fez batizá-la em homenagem à cantora Beyoncé. Foi ainda uma chance de demonstrar o lado divertido da taxonomia", afirmou Bryan Lessard, entomologista da Organização para a Pesquisa Industrial e Científica da Austrália (CSIRO).

A organização informou que está tentando contato com a cantora para informá-la da homenagem. Apesar de ter um papel importante na polinização de várias plantas, a mosca Beyoncé é considerada uma praga pelos australianos.

Beyoncé não é a primeira artista a receber esse tipo de homenagem. A Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica permite que espécies recebam nomes relacionados a pessoas. O tributo mais comum, porém, é feito a um cientista ligado à pesquisa. 



SAIBA MAIS: CELEBRIDADES NA TAXONOMIA
O Norasaphus monroeae, batizado em homenagem a Marilyn Monroe é um trilobita, tipo de animal pré-histórico do tamanho de um inseto. Outros trilobitas ganharam os nomes dos integrantes da banda de punk rock Ramones, como Mackenziurus joeyi. O cantor Sting, ex-vocalista da banda The Police, foi homenageado com a rã Hyla stingi, e o compositor Wolfgang Mozart com o inseto marinho Bishophina mozarti. O ator Arnold Schwarzenegger deu nome a um caranguejo com braços fortes, o Agra schwarzeneggeri. O Metallichneumon neurospatarchus é um parasita que atinge baratas, matando-as ao injetar veneno em seus cérebros. Ele ganhou esse nome em homenagem ao álbum Master of Puppets, da banda de trash metal Metallica.

comments powered by Disqus