Notícias
homenagem

Morre Flavio de Carvalho Serpa, colaborador do Planeta Sustentável

Matthew Shirts - Planeta Sustentável - 24/06/2014

[img1][box-leia]"A hipótese Gaia, formulada pelo químico, matemático e PhD em medicina James Lovelock em 1972, é uma das mais charmosas teorias sobre o relacionamento da Terra, esse enorme pedregulho que vaga pelo cosmo, com a vida, o mais sedutor dos fenômenos do mundo natural. De forma bem resumida, a hipótese Gaia sugere que a vida não é apenas uma carona oportunista na viagem cósmica desse planeta, mas sim um laborioso passageiro que o transforma continuamente de modo que o meio ambiente seja o mais confortável possível para sua saúde e propagação."

Assim começa um dos últimos textos que o jornalista Flavio de Carvalho Serpa escreveu para o site do Planeta Sustentável, publicado em outubro do ano passado. Percebe-se em duas sentenças a qualidade que fazia dele um dos maiores jornalistas de ciência do Brasil. Flavio escrevia fácil de assuntos difíceis. Morreu no dia 23 de junho, em Belo Horizonte, aos 66 anos de idade de doença pulmonar obstrutiva crônica, após uma longa internação.

Físico de formação, Flavio sabia de tudo. Discutia assuntos cabeludos, como o Boson de Higgs, e o aquecimento global, com informações que garimpava em publicações científicas. Falava inglês e francês. Passara pela imprensa alternativa durante a ditadura (Opinião e Movimento) e por algumas das principais redações do país (Veja, Istoé, Info Exame). De 1986 a 1993 foi subeditor de Ciências de O Estado de S.Paulo e, de 1993 a 2004, editor do caderno de informática no mesmo jornal. Colaborou com publicações de divulgação científica como Superinteressante, Galileu e Scientific American.

Ultimamente, colaborara na edição brasileira da revista National Geographic, notavelmente em uma reportagem de capa sobre água doce no Brasil na edição de abril de 2011. Fazia resenhas, ótimas, para a Estante do Planeta Sustentável, da Editora Abril.

Leia alguns dos seus textos publicados no Planeta Sustentável e os obituários dos jornais, além de artigos publicados no Observatório da Imprensa, abaixo:

ARTIGOS
Terra das Águas (texto para Especial Água da revista National Geographic Brasil, abril de 2011)
A paz pede água (artigo para Especial Água do site Planeta Sustentável - 22/01/2013)

RESENHAS
Sobre Gaia: a investigação critica da relação entre a vida e a Terra
Cidade das Águas
Os bons anjos da nossa natureza
Primavera Silenciosa
Lost Antarctica: Adventures in a Disappearing Land

OBITURÁRIO FOLHA DE SP

OBITUÁRIO O ESTADO DE SP

OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA

comments powered by Disqus
Tags: