Notícias
meio ambiente

Moradores do Rio vão fazer caminhada pela recuperação do Rio Carioca

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 05/12/2014

[img1][box-leia]No passado as águas cristalinas do Rio Carioca inspiraram até um ditado: "Isto é bom como a água do Carioca". Muitos anos depois, um dos principais cursos d'água do Rio de Janeiro está degradado e escondido sob a terra.

Para recuperar a história deste importante rio da cidade e pedir pela limpeza e restauração de alguns de seus trechos, será realizado um grande evento no domingo, 07/12, por um grupo de estudiosos, educadores e apaixonados pela capital fluminense. A iniciativa é do movimento "O rio do Rio", liderado pela jornalista e escritora Silvana Gontijo.

Tudo começará com a "Caminhada do Redescobrimento do Rio Carioca" pelas ruas sob as quais o rio corre já como esgoto. A concentração será às 8h no Largo do Boticário, no Cosme Velho. Os participantes (toda a população está convidada) sairão de lá às 10h e vão caminhar até o Aterro do Flamengo, onde fica a foz do rio e uma estação de tratamento de suas águas.

No arboreto perto das quadras de tênis do Aterro, em frente à Rua Barão do Flamengo, músicos, palhaços e artesãs do grupo Ceramicando promoverão atividades com crianças, para que elas expressem o que sabem sobre o rio Carioca de várias maneiras.

Por cerca de duas horas, moradores de bairros como Laranjeiras e Cosme Velho e das comunidades de Guararapes, Cândido, Ascurra e Cerro Corá farão uma mobilização integrada, educativa e cultural para chamar a atenção para a necessidade de ampliar a educação ambiental e cobrar ações do governo para limpar o rio, recuperar alguns trechos e torná-lo parte da paisagem.

Na época de fundação do Rio de Janeiro, foram as águas do Carioca que abasteceram os moradores da cidade e os navios dos colonizadores que chegavam. A bacia do rio é formada por vários pequenos riachos que se unem na Serra do Carioca, na altura do antigo Vale das Laranjeiras, e desce rumo ao mar pelas atuais ruas Cosme Velho e das Laranjeiras.

Participe desta mobilização pela recuperação do Rio Carioca. Convide familiares e amigos e leve as crianças para transformar o Rio de Janeiro numa cidade ainda mais bonita e consciente sobre o meio ambiente!

comments powered by Disqus
Tags: