Notícias
fórum exame

Mobilidade urbana é um problema global, diz Fábio Barbosa

Vanessa Barbosa - Exame.com - 21/11/2013

[img1]

[box-leia]Os esforços para sanar os grandes problemas do transporte público e dar um basta nos congestionamentos passa por um trio de protagonistas, segundo Fábio Barbosa, presidente executivo da Abril. "Poder público, empresas e a própria população, cada um tem seu papel", afirmou em discurso de abertura do Exame Fórum Sustentabilidade, que aconteceu nesta terça-feira, em São Paulo.

Fábio Barbosa destacou a quase onipresença da questão da mobilidade urbana - tema central do evento promovido por Exame - na vida da pessoas. "É um problema que afeta grandes cidades, ricas e pobres, é um problema global", disse, lembrando, em seguida, do congestionamento recorde que São Paulo registrou no último dia 14, na saída para o feriado.

Por ser um problema que afeta a todos, a responsabilidade pela solução também recai sobre todos. Segundo o presidente da Abril, cabe ao poder público investir em obras adequadas de infraestrutura rodoviária e de transportes.

Já as empresas podem estimular programas de carona coletivas para funcionários, ou o home office e horários mais flexíveis. As empresas podem ainda colaborar com inovação, destacou Fábio, através, por exemplo, da criação de aplicativos que indicam ruas mais congestionadas.

"Por fim, a responsabilidade na solução da mobilidade também recai sobre a sociedade. Os indivíduos podem estudar as melhores alternativas para deslocamento e cobrar isso do poder público", finalizou.