Notícias
mobilidade em crise

Mobilidade urbana no Brasil será tema de seminário no Rio de Janeiro

Paula Bezerra - Planeta Sustentável - 05/04/2013

[img1][box-leia]São Paulo é a cidade brasileira onde se leva mais tempo para ir de casa ao trabalho: em média, 42,8 minutos, segundo estudo a respeito do tempo de deslocamento dos brasileiros entre 1992 e 2009, realizado pelo IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicada. Em seguida, encontra-se a capital do Rio de Janeiro, com 42,6 minutos.

O tempo médio que moradores das principais capitais brasileiras gastam no trajeto casa-trabalho é relativamente maior, quando comparados a regiões metropolitanas de outros países com mais de dois milhões de habitantes. Em São Paulo e no RJ, por exemplo, o cidadão leva 31% mais tempo no percurso.

Com base neste estudo, será realizado o IV Seminário Sistemas Inteligentes
de Transportes (ITS 2013)
em 22 e 23/05, no Rio de Janeiro. O objetivo do evento é discutir a crise da mobilidade urbana enfrentada diariamente pelos grandes centros urbanos, por conta da má qualidade dos transportes públicos, seja pela infraestrutura ou gestão.

Os organizadores do seminário prometem utilizar recursos tecnológicos e inovadores para propor soluções para estas deficiências.

Para eles, a união de recursos da informação, comunicação telemática e ferramentas de gerenciamento dos transportes pode contribuir para melhorar a qualidade dos transportes públicos e, assim, retirar o máximo de carros das ruas, reduzir congestionamentos, acidentes e tempo de viagens.

O evento é voltado para profissionais específicos da área de engenharia, tecnologia e transportes.

IV SEMINÁRIO SISTEMAS INTELIGENTES DE TRANSPORTES
Data: 22 e 23/05
Local: Centro Empresarial Rio
Endereço: Ed. Argentina, Praia de Botafogo, 228, Rio de Janeiro/RJ
Informações e inscrições: pelo e-mail inscricao.planeja@gmail.com ou pelos telefones (21) 2262-9401 e 2244-6211

comments powered by Disqus