Notícias
consumidor

MMA lança cartilhas de orientação

Mônica Nunes/Ana Luíza Vastag - Planeta Sustentável - 15/03/2011

Nesta terça-feira (15/3), Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o MMA - Ministério do Meio Ambiente, lançou, em São Paulo, três cartilhas para orientar gestores, consumidores, instituições públicas e empresas privadas a atingirem metas de redução no uso de sacolas plásticas.

Lançadas, nesta manhã, na sede da Abras, as cartilhas foram editadas a partir do sucesso da experiência da campanha Saco é um Saco e de outras iniciativas surgidas no País para a solução do problema. Desde o início da campanha Saco é um Saco, a indústria brasileira deixou de produzir 5 bilhões de sacolas plásticas entre 2009 e 2010.

Os volumes trazem orientações para municípios sobre a importância do uso de diferentes mídias para favorecer a divulgação da campanha municipal, além de orientações para instituições públicas ou privadas sobre a experiência da campanha em promover articulações entre os setores envolvidos, de maneira a viabilizar sua realização.  

As cartilhas também oferecem dicas para facilitar a mudança de hábitos do consumidor, apresentando alternativas para o acondicionamento de compras e de lixo e apresentam exemplos de experiências internacionais e nacionais, assim como fatos e impactos ambientais que justificam a ação do Governo e da sociedade para reduzir a quantidade de sacolas plásticas consumidas no Brasil. 

As publicações contam com o apoio da Abras e da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) e estarão disponíveis em meio eletrônico (PDF) no blog da campanha Saco é um Saco, ou poderão ser solicitadas pelo email: consumosustentável@mma.gov.br.

comments powered by Disqus