Notícias
municípios sustentáveis

MMA reconhece boas práticas adotadas pelas cidades

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 13/02/2012

Os municípios brasileiros que tenham implantado, com sucesso, alguma iniciativa sustentável em suas áreas urbanas podem inscrever suas experiências na chamada pública Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana*. 

Promovida pelo MMA - Ministério do Meio Ambiente, a iniciativa pretende reconhecer as melhores práticas sustentáveis adotadas nas cidades brasileiras para inspirar outros municípios a seguirem pelo mesmo caminho e, assim, fomentar o desenvolvimento de cidades cada vez mais alinhadas com a sustentabilidade no país. 

Os municípios interessados em participar devem se inscrever na chamada pública até 16/03, em pelo menos uma das oito categorias da iniciativa. São elas:
- Áreas verdes urbanas e/ou Gestão de APPs em meio urbano;
- Manejo das águas no contexto urbano;
- Prevenção de desastres em áreas urbanas;
- Construção sustentável;
- Mobilidade sustentável e/ou Qualidade do ar;
- Resíduos sólidos urbanos;
- Áreas contaminadas e/ou Prevenção de acidentes com substâncias perigosas e
- Fortalecimento institucional, planejamento e gestão ambiental urbana. 

Após a inscrição, o município precisa, ainda, protocolar o cadastro na Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA. O Ministério escolherá as três melhores iniciativas sustentáveis de cada categoria, que serão anunciadas em 29/03, durante o 1º Congresso dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que acontece em Brasília. 

As práticas premiadas serão, também, divulgadas em grandes eventos promovidos pelo governo ao longo do ano, como, por exemplo, a Semana do Meio Ambiente e a Rio+20 - Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável

*Chamada pública Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana 

comments powered by Disqus