Notícias
Divulgação/MIT
tecnologias verdes

MIT usa micróbio para produzir combustível limpo

Vanessa Daraya - INFO Online - 22/08/2012

Cientistas americanos do MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, manipularam os genes de um micróbio. O objetivo é dar a ele a capacidade de produzir um combustível limpo capaz de substituir ou diminuir o uso da gasolina nos veículos.

O micróbio, o Ralstonia eutropha, vive no solo. Quando acontece a redução de suas fontes de nutrientes, ele consegue absorver carbono e criar compostos na forma de um polímero.

Esse polímero tem características parecidas ao plástico produzido a partir do petróleo. Ao manipular alguns genes desse polímero é possível inserir um gene específico de outro organismo no micróbio.

Com isso, os pesquisadores conseguiram fazer com que a espécie produzisse um tipo de álcool. Chamado de isobutanol ele pode ser usado como combustível em automóveis ou ser utilizado em uma mistura com gasolina.

Com essa descoberta, a equipe resolveu investir na adaptação da bactéria para que ela possa absorver o dióxido de carbono (CO2). Esse é considerado um dos principais gases causadores do aquecimento global. O carbono usado é de fontes como resíduos agrícolas ou de lixo produzido nas cidades.

Concluída essa etapa, a equipe tenterá otimizar a produção do combustível para criar biorreatores que usem o processo em escala industrial. Segundo o MIT, Pelo menos duas empresas já se começaram a se preparar para produzi-lo como um aditivo de combustível.

comments powered by Disqus