Notícias
lazer e cultura

MinC cria Observatório da Economia Criativa

Marina Franco - Planeta Sustentável - 16/02/2012

O Brasil terá um órgão responsável por produzir e difundir pesquisas, dados e informações sobre economia criativa no país. O Obec - Observatório Brasileiro da Economia Criativa foi instituído pelo MinC -Ministério da Cultura, com o objetivo de estimular o debate sobre o impacto da economia criativa na sociedade brasileira.

Uma das metas do Obec é mapear as dimensões da economia criativa no Brasil, identificando os agentes dos fluxos macro e microeconômicos. O órgão também terá um site, vinculado ao portal do Ministério da Cultura, para compartilhar as informações levantadas.

Os projetos e atividades do Obec serão coordenados por um Comitê Permanente, que será composto por 15 membros, entre servidores do MinC, entidades vinculadas e representantes da sociedade civil. O órgão será gerido pela Secretaria da Economia Criativa, que passa por estruturação no MinC e que, até 2014, deverá implantar observatórios em todos os estados.

Universidades públicas federais poderão receber recursos para a construção dos observatórios. O mecanismo de repasse do dinheiro e o método para a implantação ainda são estudados.

Leia também:
Economia criativa ganha federação e secretaria

comments powered by Disqus