Notícias
eletricidade

Mini-lanterna que gera energia pode garantir luz no Quênia

Victor Caputo - EXAME.com - 04/07/2017

[img1]

[box-leia]Projeto no Kickstarter, plataforma de financiamento coletivo, quer ajudar famílias do Quênia a gerar energia. Em todo o país, 75% das famílias não têm acesso a energia elétrica em casa.

Para iluminação durante a noite, as casas usam lampiões a querosene — o que é ruim para o ambiente e para as famílias, devido ao vapor da queima do combustível.

Para isso, a percussionista britânica Sudha Kheterpal quer criar o Spark. Ele é um misto de gerador de energia e instrumento. Quando sacodido, ele faz barulho, como um chocalho.

Quando mexido por 12 minutos, ele armazena energia suficiente em sua bateria para acender suas oito luzes LED por uma hora. O Spark é uma estrutura de plástico, com um elástico em seu entorno.

Em seu interior, o Spark tem diversas bolinhas para fazer barulho. Ao mesmo tempo, no entanto, um imã se movimenta perto de uma bobina de cobre. Isso gera energia, que é armazenada em uma bateria.

Por uma porta USB, a tira que contém as oito lâmpadas é conectada. A luz poderia ser usada para iluminação residencial ou para iluminar espaços públicos durante uma caminhada (veja no vídeo exemplos de uso).

Kheterpal pede um investimento de 50 mil libras (190 mil reais) para aperfeiçoar e distribuir o Spark. O fim do período de financiamento será no dia 10 de julho. No momento em que este texto é escrito, já foram coletados 33 mil libras (125 mil reais).

Veja abaixo vídeo sobre o projeto.

Tags: