Notícias
Divulgação
arquitetura verde

Micróbios purificam a água de casa high tech

Vanessa Barbosa - Exame.com - 04/10/2011

Uma casa verde projetada e construída por estudantes de arquitetura da Universidade de Maryland, nos EUA, mostra como a tecnologia tem avançado para tornar as construções mais amigas do meio ambiente.

O projeto, chamado de WaterShed, pretendia mostrar como os edifícios modernos podem manter e proteger os recursos naturais do planeta. Por isso, a casa conta com uma tecnologia para gerenciar, coletar e reutilizar a água da chuva, o que ajuda a minimizar o uso geral de água. Além disso, ela também é capaz de reciclar a água usada na lavanderia ou na máquina de lavar louças.

A inspiração do design veio do escoamento natural das águas pluviais de uma bacia hidrográfica: o telhado em formato borboleta coleta a água da chuva ao longo de um eixo central invertido conectado a sistemas distribuídos pelos módulos da casa, que armazenam a água. Em sete dias, os micróbios usados na filtragem nas cisternas são capazes de purificar a água, que então pode ser reutilizada para irrigação ou outros fins.

Além disso, a casa também possui paineis fotovoltaicos para geração de energia solar e um sistema de automação residencial que monitora e ajusta a temperatura, umidade, iluminação e outros parâmetros para oferecer o máximo conforto com o mínimo impacto sobre o meio ambiente.

O futuro da casa é incerto. No momento, a Universidade de Maryland procura investidores para a proposta da casa sustentável.

comments powered by Disqus