Notícias
novas espécies

Mergulhadores encontram peixes desconhecidos em Bali

Olavo Guerra - National Geographic Brasil - 17/05/2011

Pesquisadores da Conservation International (CI) encontraram oito possíveis novas espécies de peixes e uma de coral nos recifes de Bali, na Indonésia.

Os estudos foram feitos durante o programa de avaliação rápida da CI e serão utilizados pelo governo indonésio para decidir quais recifes devem ser inclusos em Áreas de Proteção Marinhas (APM).

Entre as novas descobertas estão dois peixes da família Apogonidae, dois da família Pseudochromidae, um da família Pinguipedidae, um da família Blenniidae, um caboz, uma enguia e uma espécie de coral bolha. Os pesquisadores ainda precisam confirmar se essas são realmente novas descobertas, comparando com espécies já conhecidas.

As prováveis novas descobertas são parte de um estudo da vida marinha em Bali que começou em 2008. Até agora, 953 espécies de peixes e 397 de corais foram documentados. A região onde os foram encontrados está em processo de recuperação e precisa ser protegida, de acordo com os pesquisadores.

Segundo os cientistas, a baixa população de tubarões nas proximidades dos recifes é um mau sinal, já que o animal é fundamental para o equilíbrio ecológico de recifes de corais.

comments powered by Disqus