Notícias
Memorial Marco Zero recebe selo LEED Gold
11 de setembro

Memorial Marco Zero recebe selo LEED Gold

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 12/09/2011

Inaugurado no último domingo, 11/09, quando a tragédia do World Trade Center completava uma década, o Memorial Marco Zero, construído em homenagem às vítimas do atentado, recebeu o selo LEED Gold para construções civis. 

A certificação, emitida pela U.S. Green Building Council, atesta a sustentabilidade do Memorial, que, entre outros benefícios, possui sistemas para economia de energia e, também, reaproveitamento de água da chuva para a irrigação dos jardins. 

Além disso, o espaço possui 400 carvalhos brancos, plantados no local para representar a renovação da vida, e servirá como uma espécie de telhado verde para o Museu Memorial e a estação de metrô World Trade Center, que estão localizados a cerca de 70 metros de profundidade do Marco Zero. 

O Memorial foi idealizado pelo arquiteto israelita Michael Arad e pelo paisagista norte-americano Peter Walker, que ganharam o direito de reconstruir o espaço após vencerem um concurso de design que contou com a participação de mais de cinco mil profissionais da área, de 63 países.

comments powered by Disqus