Notícias
olhar de paz

Melhor fotografia sobre paz será premiada em concurso internacional da Unesco. E você pode concorrer!

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 20/02/2015

[img1][box-leia]Qual é a aparência da paz para você? Para revelar o olhar de fotógrafos das mais diferentes nacionalidade sobre o tema, a Unesco promove o Prêmio Internacional Alfred Fried de Fotografia. Esta será a segunda edição do concurso, lançado pela primeira vez em 2014.

Podem participar da premiação fotógrafos amadores ou profissionais, com uma ou diversas fotos. No caso de ser inscrito um conjunto de imagens (no máximo 20 fotografias), ele deverá contar com uma narrativa sobre a obra. Já as fotos individuais, precisam ter legenda em inglês, com até 750 caracteres.

As inscrições já estão abertas no site do Prêmio Alfred Fried e poderão ser feitas até 14/05. Serão selecionadas cinco melhores fotografias e a grande finalista receberá um prêmio no valor de 5 mil euros.Todas farão parte de uma exposição no Parlamento austríaco por um ano e incluídas na coleção de arte permanente do local.

O resultado será anunciado em 21 de setembro, no Dia Internacional da Paz das Nações Unidas.

Alfred Hermann Fried foi um escritor e pacifista, nascido na Áustria, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1911. A intenção da Unesco com a realização do concurso é disseminar a cultura da paz e os esforços humanos por um mundo sem guerras através da arte.

As fotografias premiadas em 2014, assim como outras 320 inscritas que se destacaram, estão expostas até março deste ano na DigitWall, na estação de trem Hauptbahnhof Wien, em Viena, capital da Áustria.

 

A vencedora do ano passado é a imagem que ilustra este texto, da fotógrafa russa Emil Gataullin, que concorreu com a série de imagens "Towards the Horizon".

comments powered by Disqus
Tags: