Notícias
aquecimento global

Temperatura global aumenta, animais e plantas diminuem

Redação - Veja.com - 18/10/2011

O aumento na temperatura global está fazendo muitas espécies de animais e plantas diminuir de tamanho, diz estudo realizado por dois pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura. A alteração pode afetar a agricultura, por meio de colheitas menores, e também ecossistemas inteiros, diminuindo a biodiversidade.

Como o encolhimento não ocorre no mesmo ritmo para todas as espécies, a cadeia alimentar pode sofrer para se ajustar às mudanças, colocando em risco de extinção plantas e animais, de acordo com Jennifer Sheridan e David Bickford, autores do estudo publicado no periódico Nature Climate Changes.

O encolhimento de espécies já aconteceu antes, milhões de anos atrás, com abelhas, besouros, aranhas, alguns ratos e algas, como mostram registros fósseis. Tocas escavadas por invertebrados há 56 milhões de anos, um período em que a temperatura global aumentou, eram entre 50 e 75% maiores que as atuais.

Metabolismo - Para os animais de sangue frio, que são a maioria na Terra, o aumento de temperatura acelera seu metabolismo, exigindo deles um consumo maior de alimentos - ou, de outra forma, que diminuam de tamanho. Essa redução pode significar também uma redução na biodiversidade do planeta, impactando várias cadeias alimentares.

Quanto à vida marinha, o aumento de dióxido de carbono na atmosfera eleva a acidez dos oceanos, alterando o ciclo de vida de animais marinhos e do fitoplâncton, planta que é parte essencial da cadeia alimentar marinha. "Existe uma série de regras ecológicas e metabólicas que ajudam a explicar por que as espécies estão ficando menores. Vários estudos confirmam esta tendência e mais estudos devem ser publicados afirmando a mesma coisa", afirma Bickford.

comments powered by Disqus