Notícias
energia

Mascar chiclete é a nova forma de gerar eletricidade

Vanessa Daraya - INFO Online - 30/09/2014

[img1]

[box-leia]Dois engenheiros canadenses criaram uma nova forma de gerar eletricidade. Um novo aparelho consegue transformar o movimento feito com a mandíbula durante a mastigação de um chiclete em eletricidade. 

O aparelho foi feito pelos engenheiros mecânicos Aidin Delnavaz e Jeremie Voix, da Escola de Tecnologia Superior, em Montreal. Um artigo sobre a descoberta foi publicado no periódico científico Smart Materials and Structures

Por meio de uma correia presa ao queixo, o aparelho transforma os movimentos da boca em eletricidade. O aparelho é feito de um material que é carregado com energia elétrica quando esticado. 

Segundo a BBC, os criadores acreditam que a tecnologia pode, no futuro, ser usada em aparelhos auditivos e implantes cocleares. Para eles, a tecnologia é uma forma de dispensar o uso de baterias descartáveis nesse tipo de dispositivo eletrônico. 

No entanto, o aparelho ainda é apenas um protótipo. Os cientistas precisam fazer algumas melhorias na eficiência do equipamento para que o sistema possa ser usado comercialmente. 

Nos testes, o ato de mascar um chiclete durante 60 segundos gerou cerca de 18 microwatts de eletricidade. Para fazer funcionar um aparelho auditivo, o sistema precisa gerar pelo menos 20 vezes mais energia.

Tags: