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não era calçada, era cilada

Maratona ‘Calçada Cilada’ mobiliza brasileiros para denunciar condições das calçadas pelo país, em 28/3. Participe!

Rafaela Piccin - Planeta Sustentável - 27/03/2015

[img1][box-leia]Em qualquer cidade, quem é pedestre sabe como é difícil se locomover por conta da (má) qualidade das calçadas. Pensando nisso, a rede Corridaamiga, com apoio do Mobilize Brasil, lança a iniciativa #CalçadaCilada e convida todos os brasileiros a participar: os voluntários ajudarão a avaliar as condições das calçadas de sua cidade no próximo sábado, 28/3.

O objetivo da ação é conscientizar a todos sobre a importância da qualidade dos deslocamentos ativos, mostrando que o passeio a pé, além de ótima opção ao sedentarismo e ao grande fluxo de carros e ônibus, pode e deve ser um meio de locomoção seguro.

Mas a avaliação, na verdade, não se restringe às calçadas, incluindo também faixas de pedestres e sinalização no entorno. Também vale denunciar problemas como obstrução das calçadas, tempo de travessia insuficiente para pedestres, falta de sinalização, calçadas e faixas de pedestres em mau estado, ou até a ausência das mesmas.

Silvia Stuchi, uma das fundadoras do Corridaamiga, acredita que a iniciativa facilita a ação cidadã e amplia o olhar de todos para um espaço que se tornou "invisível".

Para participar, você precisa de um smartphone ou tablet para baixar o aplicativo no site Cidadera para Android ou iOS e registrar e compartilhar os problemas que encontrar pelo caminho, seja dentro de sua rotina diária ou numa caminhada ou corrida com amigos.

Caso não queira usar tablet ou smartphone, faça sua avaliação na seção Mobilize-se do portal Mobilize Brasil, ou na página da campanha no site Cidadera

Esta é a segunda ação da campanha #CalçadaCilada. Em 2014, seus organizadores incentivaram os corredores de rua a postar selfies denunciando problemas encontrados em suas andanças pelas cidades. É possível acompanhar o status das irregularidades no próprio aplicativo, por meio de fotos e comentários que podem ser inseridos pelos usuários para informar se o problema foi ou não resolvido.

Saiba mais sobre a campanha assistindo ao teaser abaixo:

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