Notícias
Ivan Coleman Máquina de café sobre rodas mói grãos a pedaladas
inovação

Máquina de café sobre rodas mói grãos a pedaladas

Vanessa Barbosa - Exame.com - 28/09/2012

Depois do carrinho de sorvete abastecido por energia solar na Holanda, é a vez da venda de cafezinho nas ruas de Londres ganhar um ar mais "verde" e descolado. A partida foi dada por dois designers egressos do Royal College of Art, Amos Field Reid e Lasse Oiva, que desenvolveram a máquina de café expresso Velopresso.

Construída a partir de um triciclo reciclado,a máquina sobre rodas mói grãos a partir da energia gerada pelas pedaladas do vendedor, dispensando o uso de eletricidade, uma solução econômica e livre de emissões.

Pelo projeto, os designers faturaram o prêmio Prêmio Deutsche Bank para empresas criativas. Por enquanto, para esquentar a água, os desenvolvedores utilizam uma pequena caldeira que funciona com um botijão de gás.

Mas a dupla já estuda uma forma de converter os resíduos da borra de café em etanol, para servir de combustível para a caldeira. Estudos mostram que, aproximadamente 15% da borra seca é óleo e, assim como o óleo de soja, mamona e dendê, pode ser convertido em biocombustível.

comments powered by Disqus