Notícias
pelo mundo

Mapa mostra mais de 150 anos de furacões

Vanessa Barbosa - EXAME.com - 30/08/2012

Depois de ser devastada pelo furacão Katrina em 2005, Nova Orleans, nos Estados Unidos, enfrenta agora o furacão Isaac, que matou cinco pessoas em sua passagem pela República Dominicana.

O fenômeno climático faz parte da temporada atual de furacões no Atlântico, que começou oficialmente em junho e vai até 3 de novembro. Com o perigo tão perto, um especialista em visualização de dados criou uma série de mapas que mostram mais de 150 anos de temporadas de tempestades tropicais e furacões pelo mundo. 

[img1]

As imagens exibem os caminhos percorridos por cada fenômeno climático através dos oceanos desde 1851 até 2010 e foi feito com base em dados disponibilizados pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA, na sigla em inglês).

O mapa gerado por John Nelson, da empresa IDV Solutions, oferece uma perspectiva incomum da Terra, que é vista de cima centrada na Antártica, com Ásia na esquerda e o continente americano à direita. A cor dos pontos traçados representa a intensidade dos fenômenos, com o azul desbotado representando uma tempestade tropical enquanto o verde iridescente indica a passagem de um furacão potente, de categoria 5.

Imagem: John Nelson/IDV Solutions

comments powered by Disqus