Notícias
Divulgação
interativo

Mapa mostra áreas dos EUA que podem desaparecer

Vanessa Barbosa - Exame.com - 28/03/2012

Desde 1880, o nível do mar já aumentou cerca de oito centímetros em todo o mundo, um avanço que, pelo período secular, não causa grande espanto. A má notícia é que a taxa dessa elevação está se acelerando como resultado do aquecimento global. Segundo o relatório "Surging Seas", realizado pelo grupo Climate Central, a elevação do nível do mar pode chegar a 1,2 metro até 2030 e afetar as cidades costeiras americanas.

Para permitir a visualização das áreas nos Estados Unidos mais propensas a sofrer com enchentes e fortes tempestades, fenômenos decorrentes da elevação dos mares, os pesquisadores criaram um site onde é possível acessar um mapa interativo que demarca as cidades sob risco.

A ferramenta também faz uma previsão do número de pessoas e casas que poderiam vir a ser afetadas. De acordo com a pesquisa, mais da metade da população de 285 cidades americanas vive em territórios situados abaixo do nível do mar, o que as torna vítimas potenciais de uma inundação por alterações climáticas na costa do país. Cento e seis desses lugares concentram-se no estado da Flórida, 65 em Louisiana e 13 em Nova York. Outras 3,7 milhões de pessoas vivem a menos de 1 metro acima da maré, também sob risco de enfrentar enchentes.

"A elevação do nível do mar não é um problema distante que podemos deixar para nossos filhos resolver. Os riscos são iminentes e graves ", disse o principal autor do relatório, Dr. Ben Strauss, do Climate Central. "Apenas um pequeno aumento no mar, como o que poderemos ver nos próximos 20 anos, pode transformar uma inundação gerenciável de ontem em um potencial desastre do amanhã. O aquecimento global já está deixando as inundações costeiras mais comuns e prejudiciais ".

comments powered by Disqus