Notícias
energia do sol

Maior usina solar do Japão é inaugurada

Gustavo Gusmão - Info.com - 12/11/2013

[img1][box-leia]
Conhecida por seus smartphones e outros dispositivos eletrônicos, a Kyocera inaugurou na semana passada a maior usina solar do Japão. Com capacidade de gerar 70 mW, a Kagoshima Nanatsujima Mega Solar Power Plant é tão grande quanto seu nome, ocupando uma área de mais de 1,2 milhão de metros quadrados.

A usina é composta por 290 mil painéis solares e fica em Kagoshima, no sul do país. A boa quantidade de energia gerada é capaz de alimentar cerca de 22 mil residências - e vem em uma ótima hora para os japoneses. A terra do sol nascente passa por um princípio de crise energética, já que, após o acidente em Fukushima, todas as geradoras nucleares tiveram as atividades encerradas.

A criação da gigante solar - que ocupa uma área três vezes maior que o Vaticano, segundo a Cnet - não tem participação apenas da Kyocera, claro. Junto com a empresa, outras seis companhias gerenciarão o complexo.
Aliás, vale mencionar que o local deve se tornar uma espécie de atração turística - uma das formas encontradas pelas empresas de "espalhar a filosofia da energia limpa". No vídeo abaixo, dá para ter uma noção do tamanho da usina e ainda entender o apelo que tem para atrair visitantes.