Notícias
energia

Maior usina elétrica do mundo evitou a emissão de 100 mi ton de C02 em 2014

Gabriel Garcia - INFO Online - 05/01/2015

[img1][box-leia]A Usina de Três Gargantas, na China, quebrou o recorde mundial de geração de energia hidrelétrica, segundo sua operadora, mais de uma década após tornar-se a maior usina hidroelétrica do planeta, com capacidade instalada de 22 500 mW.

A usina de energia localizada no rio Yangtze gerou 98,8 bilhões de kW/h de eletricidade em 2014, segundo a empresa que a administra, superando a produção de 2013 da usina de Itaipu, entre o Brasil e o Paraguai.

A quantidade de eletricidade gerada pela usina de Três Gargantas é equivalente a gerada pela queima de 49 milhões de toneladas de carvão, segundo a empresa. Dessa forma, foi evitada a emissão de 100 milhões de toneladas de dióxido de carbono.

Mas desde que a usina foi inaugurada, entidades de proteção ao meio ambiente questionam a construção da Três Gargantas, afirmando que ela afetou a biodiversidade e ameaçou espécies ameaçadas na região.

Além disso, milhões de pessoas perderam suas casas. Em 2012, o governo da China admitiu que o tratamento dos migrantes realocados por causa da represa ainda era um “problema urgente”.

comments powered by Disqus
Tags: