Notícias
London Array

Maior parque eólico no mar vira pontinhos em foto da Nasa

Vanessa Barbosa - Exame.com - 27/01/2014

[img1]

[box-leia]O London Array é o maior parque eólico em alto mar do mundo e visto do espaço ele fica ainda mais surpreendente. Em imagem divulgada pelo Earth Observatory da Nasa, o gigante que emerge no Mar do Norte, no Reino Unido, com suas 175 turbinas, se assemelha a dezenas de pontinhos do tamanho de uma cabeça de alfinete.

Inaugurado em meados de 2013, o parque gerador de energia eólica ocupa uma área de 100 km², localizada a 20 km da costa de Essex e Kent. Ele é capaz de produzir 630 megawatts (MW) por ano, o suficiente para abastecer quase meio milhão de casas.

Cada turbina fica de 650 a 1.200 metros de distância e atinge 147 metros de altura. Elas são conectadas por cabos enterrados no fundo do mar. A potência é transmitida a duas subestações offshore e de lá para uma estação em terra.

O projeto é de propriedade da empresa Dong Energy, da Dinamarca, da alemã E.On e da Masdar, de Abu Dhabi. Anualmente, segundo o consórcio, o parque eólico deverá evitar emissões de 925 mil toneladas de CO2.