Notícias
COSP5 contra corrupção

Maior encontro mundial anticorrupção tem transmissão ao vivo até 29/11

Marina Maciel - Planeta Sustentável - 26/11/2013

[img1][box-leia]Entre 25 e 29/11, a Cidade do Panamá, no Panamá, recebe a COSP5 - 5ª Conferência dos Estados Partes* da UNCAC - Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção. Realizada a cada dois anos desde 2005, esta edição terá transmissão em tempo real via livestream.

Durante discurso de abertura, em 25/11, Yury Fedotov, Diretor Executivo do UNODC - Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, declarou que a corrupção é o "ladrão" do desenvolvimento econômico e social. "Sem corrupção e propina, milhões de mulheres, crianças e homens não podem ser traficados como escravos; milhares de armas portáteis não podem alcançar seus destinos violentos; e toneladas de drogas ilícitas não podem alcançar seus consumidores", disse.

A Conferência reúne mais de 1.500 pessoas - entre elas, representantes de Estados-Membros, parlamentos, organizações intergovernamentais, sociedade civil, setor privado e imprensa - para debater questões como:
- corrupção e agenda de desenvolvimento pós-2015;
- recuperação de ativos;
- análises de países, e
- prevenção da corrupção em grandes eventos públicos.

Além disso, o evento lançará publicações informativas sobre corrupção e jornalismo investigativo, atuação em conformidade, licitações e ética no setor privado. Dessa forma, a agenda da Conferência dialoga com um dos 10 princípios do Pacto Global, que determina que as empresas combatam a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Participe das discussões sobre a Conferência nas redes sociais usando as hashtags #NoToCorruption e #COSP5.

*COSP5

comments powered by Disqus