Notícias
legal e sustentável

A madeira que você consome é certificada? Vídeo da FSC Brasil responde

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 10/02/2015

[img1][box-leia]Pare e olhe em sua volta. Você já se deu conta de que muita coisa em sua vida depende de madeira para ser produzida? Mesa, cadeira, papel, lápis, embalagem de suco, caixa de sabão em pó e por aí vai. Será que todos estes produtos utilizam madeira certificada no processo de fabricação? Se não, mesmo sem saber, você pode estar contribuindo com o desmatamento da Amazônia.

Para alertar o consumidor final sobre a responsabilidade ao comprar algo que tenha madeira na sua produção, o FSC Brasil* lançou o filme "Procure o Selo". A campanha de conscientização faz parte de um grupo de ações focadas no fortalecimento das cadeias certificadas com o Selo 100% Comunitário.

Este tipo de certificação garante que a comercialização da madeira é feita de forma legal e sustentável, além de garantir a preservação da fauna, flora, recursos hídricos e solo da região onde o manejo é realizado. O Selo 100% Comunitário permite ainda que os trabalhadores envolvidos nesta atividade tenham uma melhor qualidade de vida.

"Exigir o selo de garantia de origem dos produtos florestais, que fazem parte do nosso dia a dia, como móveis, jornais, revistas e envelopes, é uma maneira de valorizarmos a floresta em pé e as comunidades tradicionais que vivem da terra", diz Fabiola Zerbini, secretária-executiva do FSC Brasil.

A entidade é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que promove o manejo florestal responsável ao redor do mundo.

Para atingir um número maior da população brasileira, o vídeo da campanha tem uma linguagem bastante moderna, clara e didática. O personagem principal é o paulistano Luís, que apesar de preocupado com a questão ambiental, não conhece a importância da certificação.

O ponto central do filme é mostrar que a exigência do selo pelo consumidor é uma das principais armas contra o desmatamento da Floresta Amazônica.

Confira abaixo o vídeo com a campanha "Procure o Selo" do FSC Brasil:

 

*FSC Brasil

comments powered by Disqus
Tags: