Notícias
Colaco / Creative Commons
qualidade do ar

Londres testa 'cola mágica' contra poluição

Vanessa Barbosa - Exame.com - 04/01/2012

Em termos de qualidade do ar, Londres é uma das cidades mais sujas da Europa. Nem mesmo o inovador esquema de rodízio, adotado há oito anos no centro para controlar o tráfego de carros, conseguiu resolver o problema. Mas, se depender do excêntrico prefeito londrino Boris Johnson, a poeira vai baixar logo logo, literalmente.

Para melhorar a condição da atmosfera, adequando a região aos exigentes regulamentos e padrões europeus sobre níveis seguros de partículas poluentes no ar, as chamadas PM10, prejudiciais à saúde, o político vai espalhar pela capital inglesa uma espécie de "cola mágica" contra a poluição.

Durante seis meses, até o início dos Jogos Olímpicos, um veículo especial vai aspergir sobre 15 ruas específicas uma solução de acetato de magnésio de cálcio, que tem o curioso efeito de atrair partículas de poeira fina em suspensão e prendê-las ao asfalto.

Uma vez capturada, a poeira pode ser recolhida pelo movimento contínuo dos pneus de carros ou lavadas pela chuva. Iniciados na última semana de dezembro, os testes podem ajudar a reduzir em até 10% a concentração de partículas de poeira no ar.

Apesar da boa intenção, o governo local vem sendo criticado por grupos ambientalistas, que consideram a ação superficial de mais para resolver um problema que exige um combate mais efetivo. Eles argumentam que a solução anti-poeira trata apenas os efeitos e não as verdadeiras causas da poluição em Londres.

comments powered by Disqus