Notícias
ecologicamente correto

Loja vende lingerie com selo de carbono neutro

Marcela Braz - National Geographic Brasil - 18/04/2011

A rede de lojas britânica Marks and Spencer criou uma linha de lingerie ecologicamente amigável, que não contribui para o aquecimento global.

A fábrica, em Thurulie, no Sri Lanka, foi projetada para reduzir 33% da emissão de carbono na atmosfera que a produção teria normalmente.

Quem certificou os produtos foi a empresa The Carbon Trust Footprinting Certification Company, que calculou a quantidade de carbono que seria emitida levando em consideração o ciclo completo da produção de cada item - da manufatura dos componentes até o transporte e a energia despendida nas máquinas. A diminuição no volume de poluente expelido foi possível com a utilização de fontes renováveis de energia e iniciativas de redução de desperdício. Segundo a Mark and Spencer, o processo é complexo, pois uma peça envolve 12 fornecedores, que vendem 21 componentes que vão ser usados na linha de lingerie.

Para neutralizar o restante das emissões da coleção Autograph Leaves, a Marks and Spencer também investe em reflorestamento. Segundo a empresa, já foram plantadas 6.000 árvores nas terras de nove fazendeiros, cuja renda se beneficia das limeiras e magueiras, que correspondem a um quarto das novas plantas. O investimento é feito em parceria com a International Rainforest Trust e o Conservation Carbon Company.

comments powered by Disqus