Notícias
reciclagem

Logística reversa de eletrônicos e remédios começa em São Paulo

Marina Franco - Planeta Sustentável - 28/07/2011

A Abrelpe - Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais firmou um protocolo de intenções com a SMA - Secretaria do Meio Ambienta do Governo do Estado de São Paulo para o desenvolvimento de uma cooperação técnica na gestão de resíduos sólidos.

O acordo, assinado por Bruno Covas, secretário do Meio Ambiente, e Carlos Silva Filho, diretor executivo da Abrelpe, prevê ações de logística reversa. O sistema de logística reversa estabelece que empresas, produtores e fornecedores compartilhem a responsabilidade de destinação correta dos resíduos sólidos de seus produtos.

As ações começarão com a logística reversa de equipamentos eletrônicos e medicamentos vencidos. A ideia é estabelecer um processo de devolução, gerenciamento e destinação adequada desses resíduos.

O termo de cooperação cumpre a Política de Resíduos Sólidos do Estado e poderá ajudar a atender as metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece que, a partir de 2014, apenas os rejeitos sejam encaminhados a aterros sanitários. Os demais resíduos devem ser reutilizados, reciclados, recuperados e revalorizados em processos adequados e licenciados.

comments powered by Disqus