Notícias
literatura brasileira

Livros publicados com apoio da FAPESP vencem Prêmio Jabuti 2013

Elton Alisson - Agência Fapesp - 25/10/2013

Cinco obras editadas com Auxílio à Pesquisa - Publicações da FAPESP venceram a 55ª edição do Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). O resultado da premiação - considerada a mais importante da literatura brasileira - foi anunciado no dia 17 de outubro.

Na categoria "Teoria e Crítica Literária", Jaime Ginzburg, professor associado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), ficou em segundo lugar com o livro Crítica em tempos de violência, publicado pela Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp).

Ainda na mesma categoria, Maria Augusta da Costa Vieira, também docente da FFLCH da USP, obteve o terceiro lugar com o livro A narrativa engenhosa de Miguel de Cervantes: estudos cervantinos e a recepção do Quixote no Brasil, igualmente lançado pela Edusp e a Imesp.

Em "Ciências Humanas", Renato Sztutman, também professor da FFLCH, ficou em segundo lugar com O profeta e o principal: a ação política ameríndia e seus personagens, publicado pela Edusp (leia mais em: http://agencia.fapesp.br/17098).

Roseli Rodrigues de Mello e Fabiana Marini Braga - ambas professoras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - e Vanessa Gabassa, professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), ganharam em segundo lugar na categoria "Educação" com Comunidades de aprendizagem: outra escola é possível, lançado pela Editora da UFSCar.

Lara Leite Barbosa, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, ficou em terceiro lugar, na categoria Arquitetura e urbanismo, com Design sem fronteiras: a relação entre o nomadismo e a sustentabilidade.