Notícias
educação sustentável

Livros da Coleção Jatobá estimulam a ecoalfabetização das crianças

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 19/03/2015

[img1][box-leia]Desde cedo é necessário ensinar aos pequenos a importância de questões como uso da água, consumo consciente, mobilidade urbana, alimentação e lixo. Com foco nestes assuntos, a jornalista Rosana Jatobá escreveu uma série de livros para a criançada.

A Coleção Jatobá, publicada pela editora Grupo Plano B, é composta por sete obras para meninos e meninas entre 7 e 8 anos. O objetivo é desenvolver nas crianças a consciência em relação ao meio ambiente e a um modo de vida mais sustentável para a sociedade. É o que a autora chama de "ecoalfabetização".

Para escrever as histórias, que narram as descobertas de um casal de irmãos muito curiosos, Rosana contou com a experiência que adquiriu na profissão como jornalista de sustentabilidade, além da convivência diária com seus filhos. A pesquisadora Arminda Jardim, especialista nas áreas socioambiental e de desenvolvimento sustentável, é coautora da coleção.

Os livros contam ainda com a curadoria de Gabriel Galvanese, mestre em sustentabilidade pela Universidade da Suécia, e ilustrações de Isabel Galvanese, que utilizou técnica rara de bricolagem e fotos. A intenção é que as obras sejam utilizadas também como material didático em sala de aula.

Na próxima segunda, 23/03, haverá o lançamento da Coleção Jatobá na Livraria Cultura, do Shopping Iguatemi, em São Paulo, às 19h, com sessão de autógrafos.

Confira abaixo os temas e títulos dos livros:
- Água no Brasil e no mundo - ("Água por todo o lado")
- Consumo Consciente - ("Será que eu compro?")
- Alimentação saudável- ("Comer bem e se mexer")
- O Lixo - ("Nada de lixo")
- Mobilidade- ("De lá pra cá")
- Sustentabilidade - ("Viva natureza viva")
- Exercício para um mundo Melhor - ("Fazer para mudar")

LANÇAMENTO COLEÇÃO JATOBÁ
Data: segunda, 23/03
Horário: 19h
Local: Livraria Cultura - Shopping Iguatemi. Piso 3
Endereço: Av. Brig. Faria Lima, 2.232 - Jardim Paulistano - São Paulo, SP

comments powered by Disqus
Tags: