Notícias
meditação

Livro sobre Parques de Estudo e Reflexão será lançado

Marina Franco - Planeta Sustentável - 04/05/2011

A Marcha Mundial pela Paz e a Não Violência, realizada entre outubro de 2009 e janeiro de 2010, tornou conhecidos os parques de reflexão pelos os quais passou. São espaços voltados à meditação pela paz e pelo desenvolvimento da consciência humana, que seguem princípios da Escola Solística. Agora, imagens desses parques, presentes nos cinco continentes, estão reunidas no livro Parques de Estudo e Reflexão, que será lançado no dia 6 de maio, em São Paulo.

Coordenado pelos chilenos Tomás Hirsh e Rafael Edwards, o livro traz o trabalho de fotógrafos de diversas nacionalidades. Segundo eles, os parques de estudo e reflexão são lugares de "irradiação de uma nova espiritualidades que rejeita toda forma de violência e discriminação e que apela a essa dimensão sagrada da mente humana para encontrar liberdade e sentido".

Além dos 20 espaços registrados no livro, outros parques de meditação foram criados depois da Marcha pela Paz. Geralmente eles possuem uma sala de meditação em seu ponto central no formato semi-esférico, feito com base na proporção áurea da matemática, que também está presente em elementos da natureza, como o DNA, a refração da luz, as vibrações sonoras ou as ondas dos oceanos. Eles também abrigam bosques, centros de estudos, fonte e monólito, um monumento de aço inoxidável.

Alguns desses parques são desérticos ou montanhosos, como o Punta de Vacas, na Argentina, e o Toledo, na Espanha. Outros são arborizados, como é o caso do Kandharoli Ashram, na Índia, e do Red Bluff, nos EUA.

No Brasil, o primeiro parque a integrar o projeto foi o Parque de Estudo e Reflexão Caucaia*, que fica em Cotia/SP. Desde 2008, ele oferece atividades como grupos de reflexão, seminários de formação e oficinas de materiais como barro, cerâmica e metais. Outros dois parques, no Marciá/RJ e Igarassu/PE, estão sendo construídos. 

*Parque Caucaia

Lançamento Parques de Estudo e Reflexão
Data e Horário:
06/05, 20h
Local: Livraria HQ Mix. Praça Roosevelt, 142 - São Paulo/SP
Entrada gratuita

comments powered by Disqus