Notícias
paisagens e pessoas

Em livro, fotógrafo retrata cultura e vida às margens do rio Amazonas

Redação* - Planeta Sustentável - 19/02/2014

[img1]

[box-leia]

*Colaborou Jéssica Miwa

O fotógrafo Adriano Fagundes lançará, nesta quarta-feira, 19/02, a partir das 18h30, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo, o resultado de 12 expedições pelas regiões que envolvem o rio mais caudaloso e extenso do mundo: o Amazonas.

Dos Andes ao Atlântico – Uma Viagem pelo Rio Amazonas reúne 200 imagens que revelam peculiaridades e personagens de cada trecho às margens dos 6.992 km do rio. Nele estão magnificamente registradas não apenas as paisagens deslumbrantes da região, mas principalmente a vida de pescadores, marinheiros, lavadeiras, prostitutas, parteiras, entre outros ribeirinhos que têm suas rotinas transformadas pelo único rio que costura a linha do Equador e dá origem a mais de mil afluentes.

Mas Adriano não está sozinho nesta empreitada. O jornalista Daniel Nunes Gonçalves - que já foi repórter da revista National Geographic Brasil, da Editora Abril, e é autor de cinco livros - escreveu todos os textos da obra e participou das três últimas viagens com o amigo, quando perfilou 17 personagens riquíssimos da região, entre eles Orlando Garcia, carregador de mochilas para caminhantes, Kapax, o "Tarzan colombiano", e Dona Onete, a dama do carimbó (gênero musical indígena). O resultado revela belos retratos e histórias curiosas de pessoas anônimas.

Assim, a cultura que marca a rotina das margens do rio Amazonas está muito presente na obra. Adriano e Daniel acompanharam, por exemplo, quatro festas tradicionais nas regiões percorridas:
- Inti Raymi, tradição inca que acontece em Cusco, no Peru;
- Festival Folclórico de Parintins, espetáculo dos bois-bumbás no estado do Amazonas;
- Çairé, disputa entre botos à beira das belas praias de rio de Alter do Chão, no Pará; e
- Círio de Nazaré, que reúne 2 milhões de fiéis de Nossa Senhora nas ruas de Belém.

Com este primeiro livro, Adriano - que tem trabalhos espalhados por publicações do mundo todo, entre elas Rolling Stone e InStyle - realiza um grande projeto de vida: retratar a Amazônia de seus antepassados. “Ao viajar pela Amazônia, percebi que, além de documentar os povos da região, eu buscava conhecer de perto minhas origens do Norte”, conta.

LANÇAMENTO DO LIVRO "DOS ANDES AO ATLÂNTICO - UMA VIAGEM PELO RIO AMAZONAS"
Data: 19/02
Horário: 18h30 às 22h
Local: Livraria Cultura do Shopping Iguatemi – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232, São Paulo/SP

Tags: