Notícias
greenbuilding

LEED: nova versão da certificação será mais rigorosa

Sucena Shkrada Resk - Planeta Sustentável - 31/08/2011

A versão “três” da certificação LEED - Leadership in Energy and Environmental Design, utilizada na área de construção civil, está programada para ser lançada no ano que vem. Segundo o arquiteto Guido Petinelli, do GBC - Green Building Council Brasil, as regras se tornarão mais rigorosas. Ele tratou do tema, nesta terça-feira (30), durante a segunda edição do Greenbuilding Brasil - Conferência Internacional & Expo 2011*, em São Paulo. 

“Estão sendo incluídas três novas categorias – processo integrado, transporte e localidade e performance. As demais continuam inalteradas, como a questão do entorno, água e energia, materiais, qualidade do ambiente interno e inovação”. Com relação aos pré-requisitos, uma das novidades é a gestão de resíduos.

A avaliação do desempenho energético também está sendo ampliado. “Durante as fases de estudo preliminar e de anteprojeto, estão previstas nove simulações. O quesito eficiência energética é o ‘tendão de aquiles’ dos projetos e ficará mais rígido. A redução de consumo deverá ser na faixa de 20 a 25% do que se exige atualmente”. As empresas que pleitearem a certificação também terão de compartilhar dados de consumo por cinco anos. “A nova versão deverá valer para projetos registrados no sistema a partir do final de 2012 e início de 2013”, disse Petinelli.

Leia também:
Madeira ilegal ainda é um desafio no Brasil 
Soluções sustentáveis na construção há mais de 40 anos
Greenbuilding: o apelo social nas construções
MMA conta como começou a adequar seu prédio
Greenbuilding: certificação LEED deve ser ampliada 

*Greenbuilding Brasil

comments powered by Disqus