Notícias
energia para todos

Lanterna solar em forma de origami leva luz para quem mais precisa

Vanessa Barbosa - Exame.com - 07/01/2014

[img1][box-leia]Pelo menos 1,2 bilhão de pessoas no mundo ainda vivem sem acesso à energia elétrica, tendo que recorrer a pedaços de madeira ou lampiões de querosene, cuja fumaça é extremamente prejudicial à saúde.

Mas uma invenção pode ajudar a mudar esse quadro. Trata-se do SolarPuff, uma lanterna solar em forma de origami que leva luz de forma segura e acessível a quem mais precisa.

O design do aparelho se baseia nos princípios de dobradura do origami: com um puxão, ele passa da forma de um simples envelope para uma caixinha que difunde a luz no ambiente.

Toda a energia vem de finas placas solares acopladas à estrutura que alimentam uma bateria de íon de lítio. Quatro horas de recarga garantem de 8 a 10 horas de luz durante a noite.

Criadora da lanterna, Alice Min Soo Chun, designer e professora da New School for Design Parsons, quis projetar algo que poderia ser utilizado nos esforços de socorro após o terremoto de 2010 que atingiu o Haiti.

Portátil e leve, o aparelho torna-se um aliado em situações de emergência, como uma catástrofe natural. Por ser dobrável, o SolarPuff pode ser acomodado em grande quantidades dentro de uma caixa, que levaria apenas algumas lanternas.

Confira um vídeo sobre a lanterna:

comments powered by Disqus
Tags: