Notícias
Google Street View
risco

Justiça determina interdição do Cingapura Zachi Narchi

Vanessa Barbosa - Exame.com - 10/10/2011

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou a interdição do conjunto habitacional Cingapura Zachi Narchi e a remoção de todos os moradores. A decisão foi tomada na última sexta e divulgada hoje. Cerca de 140 famílias moram no condomínio, na Vila Guilherme, zona norte de São Paulo, vizinho do Shopping Center Norte.

Assim como o centro comercial, interditado por dois dias na semana passada, o conjunto habitacional Cingapura foi construído sobre um antigo lixão em 1984 e, hoje, sofre com as altas concentrações de gás metano em seu subsolo, que coloca o lugar sob risco potencial de explosão, segundo a Cetesb.

O pedido de remoção temporária das 3 mil pessoas que moram no condomínio foi feito pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) na sexta-feira à Justiça estadual.

Para o juiz, Valentino Aparecido de Andrade, "trata-se, sem dúvida, de uma medida extrema essa de interdição e remoção dos moradores, mas ela é a única que pode eficazmente controlar a situação de risco a que essas pessoas estão submetidas, exigindo-se a intervenção do Poder Judiciário".

A interdição do local deve ocorrer imediatamente, bem como a imediata remoção das pessoas, devendo a prefeitura cuidar de instalá-las em local adequado, com seus pertences e objetos pessoais de uso mais necessário.

A partir de agora, a prefeitura e a Cetesb deverão fazer um monitoramento diário e constante das condições do local, identificando os níveis de concentração do gás metano, até que sejam alcançados índices que permitam a desinterdição e o retorno ao local dos moradores.

comments powered by Disqus