Notícias
cidadania

Na Páscoa, jovens constroem casas para necessitados

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 20/04/2011

Cerca de 550 jovens, das principais universidades de São Paulo, se voluntariaram para ajudar o movimento UTPMP - Um Teto Para Meu País e passar o feriado de Páscoa construindo casas para famílias que vivem em situação de extrema pobreza no Estado. 

A ação acontecerá entre os dias 21 e 23 de abril, em três municípios da Grande São Paulo - Carapicuíba, Santo André e Osasco - e pretende beneficiar mais de 50 famílias, construindo uma casa para cada uma delas. 

Cada moradia custa, aproximadamente, R$ 3.300: a família beneficiada contribui com R$ 150 e o restante da construção é financiado por empresas do setor privado e, também, por doadores voluntários. No site do movimento, há os dados bancários do UTPMP, para aqueles que quiserem fazer uma doação. 

Esta é a primeira ação que a UTPMP realiza em 2011, mas até o final do ano o movimento planeja replicar a iniciativa em outras regiões do país para entregar mais de 500 moradias a famílias carentes brasileiras. 

O projeto ainda prevê outras duas ações, após a construção e entrega das casas, que por enquanto não acontecem no Brasil:
- a capacitação profissional dos adultos que integram as famílias, além de assistência jurídica, educacional, de saúde e de micro-crédito e
- o auxílio no desenvolvimento das regiões onde as casas são construídas, para que se tornem comunidades sustentáveis

Leia também:
Das baladas às favelas
 
Casas revestidas com jeans usado  

*UTPMP

comments powered by Disqus