Notícias
flora brasileira

JBRJ e UICN assinam acordo para conservação da flora

Mônica Nunes/Ana Luíza Vastag - Planeta Sustentável - 26/04/2011

No período de 2011 a 2014, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro deverá avaliar 40 mil espécies de plantas para definir a situação de conservação de cada uma. O Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora/JBRJ), utilizará categorias e critérios propostos pela UICN, União Internacional de Conservação da Natureza, para avaliar espécies ameaçadas de extinção

Também fazem parte desse trabalho a publicação do Livro Vermelho da flora ameaçada de extinção e a elaboração de planos de ação para conservação, entre outras ações. Para isso, o CNCFlora conta com o apoio técnico da UICN, a partir de um acordo que segue o modelo já firmado pela UICN com o Instituto Chico Mendes (ICMBio) para conservação da fauna.

A UICN é a maior rede ambiental do planeta, formada por 200 instituições governamentais e mais de 900 não-governamentais, além de aproximadamente 11 mil pesquisadores associados. A entidade propõe um sistema de categorias e critérios de avaliação da conservação de espécies que se consagrou internacionalmente e vem sendo usado por vários países.

Os resultados da parceria do JBRJ e a UICN na categorização das espécies, serão disponibilizados online, no site do Jardim Botânico RJ, à medida que os trabalhos avançarem.

comments powered by Disqus