Notícias
declaração

Jardins Botânicos se unem pela restauração ecológica

Marina Franco - Planeta Sustentável - 27/04/2011

Um grupo de 11 jardins botânicos de todo o mundo firmaram um acordo, no mês passado, para constituírem uma aliança global para a restauração ecológica. A Declaração Internacional dos Jardins Botânicos foi assinada em Nova York, nos Estados Unidos, e por isso também pode ser chamada de Declaração de Nova York.

À convite da organização BCGI - Botanic Gardens Conservation International*, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Centro Nacional de Conservação da Flora participaram da elaboração do documento. Em seu primeiro parágrafo, a Declaração afirma que “em muitos lugares seriamente afetados os habitats remanescentes não estão adequados para a conservação da biodiversidade nem conseguem oferecer serviços que fornecem benefícios econômicos fundamentais”. O documento também afirma que é necessário estabelecer metas ambiciosas para a restauração ecológica a longo prazo.

A iniciativa apóia a Estratégia Global para a Conservação de Plantas, acordada no ano passado durante a COP10 de Biodiversidade, no Japão, e destaca a meta oito, que estabelece que pelo menos 75% de espécies de plantas ameaçadas devem fazer parte de acervos biológicos, como as dos jardins botânicos.

Outros jardins botânicos que desejam trabalhar em conjunto para a restauração ecológica podem contactar Sara Oldfield, da BGCI, pelo e-mail sara.oldfield@bgci.org. O texto completo da Declaração está disponível para download (em inglês).

*BGCI

comments powered by Disqus